Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Gouania corylifolia Raddi VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 16-08-2012

Criterio: D2

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Gouania corylifolia é uma liana terrícola com grande EOO, porém com distribuição disjunta, o que lhe confere pequena AOO. Está sujeita a quatro situações de ameaça, parte delas próxima a grandes centros urbanos como Feira de Santana (BA), Niterói (RJ) e Campinas (SP). Embora a espécie ocorra no Parque Nacional da Tijuca (RJ), as outras áreas de ocorrência não estão protegidas legalmente, de forma que as subpopulações conhecidas estão em contínuo declínio da EOO, da AOO e da qualidade do hábitat. Tais condicionantes impõem a G. corylifolia grande risco de extinção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Gouania corylifolia Raddi;

Família: Rhamnaceae

Sinônimos:

  • > Gouania petiolaris ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Distribui-se nos Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (Lima, 2012).Apesar de ser citada como extinta, existe registro da espécie para São Paulo (Lima, com. pess.).

Ecologia

Liana com ramos estriados a velutinos; gavinhaslaxas. Folhas membranáceas; lâmina ovalada, margem serreada na metade distal einteira na metade proximal, velutina nas duas faces. Flores bissexuadas. Frutosesquizocarpos (Lima; Giulietti, 2005). Floração de setembro a dezembro (Lima; Giulietti,2005); frutificação de setembro a janeiro. Possui polinização por entomofilia (melitofilia). Ocorre em solo arenoso (Lima, com. pess.). Desenvolve-se em bordas de mata (Lima; Giulietti, 2005) e Floresta Estacional Semidecidual (Lima, 2012).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Extinta" (EX), segundo a Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- LIMA, L.C.P. Comunicação da especialista Laura Cristina Pires Lima, da Pós-graduação em Botânica, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana (BA), para a analista Danielli Cristina Kutschenko, pesquisadora do CNCFlora., 2011.

- LIMA, R.B.D.; GIULIETTI, A.M. Rhamnaceae. 2005. 331-342 p.

- LIMA, R.B. Rhamnaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB020651>. Acesso em: 03/06/2012.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

Como citar

CNCFlora. Gouania corylifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Gouania corylifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 16/08/2012 - 18:33:45